
Aos pais e cuidadores
_edited_edi.jpg)
"Fiquei arrasada quando descobri que minha filha estava se machucando. Entrei em desespero; chorei como uma louca pelas ruas e conversava comigo mesma: 'Meu Deus, onde foi que eu errei?'. É muito difícil! O que tenho que fazer?"[1]
Pesquisando sobre adolescentes que se machucam, encontrei esse depoimento, emocionante, de uma mãe. Quando iniciei o mestrado em Psicologia, estava determinada a pesquisar uma forma de ajudar esses pais. Surgiu o propósito de construir uma cartilha psicoeducativa, com o objetivo de apresentar informações que pudessem ajudar na prevenção e no enfrentamento desse transtorno.
Clique na imagem para acessar a cartilha
Esse material não pode ser copiado, reproduzido ou impresso sem a autorização prévia de seus autores. São permitidas suas citações e referências, desde que mencionada a fonte.
Ao clicar na imagem, você será direcionado para o material disponível no site do governo federal.
[1] Depoimento em: <https://www.psicologiaracional.com.br/2016/07/depoimentos-cutting-automutilacao.html>. Acesso em: 02 de jan.de 2021.
AMPLIANDO CONHECIMENTOS
A ADOLESCÊNCIA É UMA PROVA DE AMOR ENTRE PAIS E FILHOS
O objetivo deste texto é proporcionar um momento de reflexão sobre a relação de pais e filhos durante a fase da adolescência. É um tempo de transição e de preparo para que os filhos possam tornar-se adultos. Esse processo é complexo e, muitas vezes, turbulento. Para adquirir um novo olhar sobre esse tema, acesse o texto na íntegra.
Aprendendo um pouco mais sobre pais, filhos e automutilação
Descobrir que um(a) filho(a) está machucando-se pode ser muito impactante. Em minhas pesquisas, tive acesso a diversas informações que considero importante repassar. São informações complementares, ou seja, não entraram na cartilha. Se você precisa ou sente necessidade de aprofundar seus conhecimentos, clique no botão abaixo.